Sonhos

Postado por #Marcelo

O post de hoje trata sobre um assunto um tanto quanto incomum: Sonhos. O sonho é algo incrível, é capaz de te transportar para uma realidade totalmente bizarra onde as pessoas tomam sorvete pela testa e babam azul. Há pessoas que gostam de sonhar, entretanto, pesadelos são melhores. Obviamente, um sonho bom é bom enquanto dura, e um pesadelo é terrível enquanto dura. Entretanto, quando você acorda de um sonho, você quer muito voltar pra ele, você quer muito voltar pros braços da Angelina Jolie! Ou voltar pra sua Ferrari Enzo. Ou voltar a batalhar contra o Robocop. Quando você acorda de um pesadelo, você da graças a Deus por ter acordado, você da graças a Deus por ter saido daquela seção de Jogos Mortais, daquela seção de tortura, e da graças a Deus de poder colocar a maos nas costas e nao sentir nenhuma agulha! É quase um orgasmo! x)


Alguns dados relevantes encontrados na Wikipedia:



Abordagem psicológica


Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia séria como uma "fotografia" do inconsciente. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Os sonhos têm uma linguagem própria. Pensemos no seguinte exemplo: Ao ver duas pessoas estrangeiras que falam um idioma que não é do nosso conhecimento, nunca diriamos que elas não sabem falar. Na verdade, o problema é que não conhecemos aquela língua (sua estrutura, sua gramática, etc). O mesmo acontece com os sonhos. Sua linguagem são os símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que estudar os símbolos. Utilizando-se do conceito de "complexos" e do estudo dos sonhos e de desenhos, Carl Gustav Jung passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente. Em sua teoria, enquanto o inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, o inconsciente coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que constelam sentimentos profundos de apelo universal, os arquétipos.



Sonho e sono REM


Existem outras correntes, que vêem o sonho de modo diverso. Alguns neurocientistas, de modo geral, afirmam que o sonho é apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem. Essa teoria só não explica como esses enredos supostamente desconexos são responsáveis por grandes insigths, como em Thomas Edison, por exemplo. Edison, que estava a desenvolver o fonógrafo e dormia muito pouco, certa vez sonhou com a manivela, finalizando o seu projeto em 1877. Francis Crick, um dos cientistas que descobriu a forma em dupla hélice da molécula de DNA, sonhou com duas cobras entrelaçadas na noite anterior à grande descoberta. O beatle Paul McCartney sonhou com uma melodia, acordou, foi para o piano e compôs “Yesterday”, um dos maiores clássicos de todos os tempos. Há muitos outros casos de sonhos reveladores em várias áreas da ciência e da arte. O que não impede que os sonhos sirvam também para recuperar a saúde do organismo e do cérebro."


Alguns links interessantos a respeito de significado de sonhos:



5 Response to "Sonhos"

  1. Cayo Nauan Siqueira Says:

    Já pesquisei bastante sobre sonhos em uma época aí!! mais ainda não descobrir de onde vem... não sei no que acreditar!!

  2. maddie Says:

    queria saber como é que surge os sonhos/pesadelos. dizem que é quando vc pensa mto em uma coisa, será?

    eu sempre quero voltar no pesadelo,
    pra poder saber como ele termina.
    sonhos são loucos, já tive uns que viraram realidade, fique com medo :X


    ai, gostei do seu blog. dá vontade de comentar trocentas cooisas, mas me controlarei x)

  3. Ohanna Says:

    amei *.* Acho que seu blog esta muito rico de conteudo :P

  4. eloisa Says:

    Adoro esse mundo dos sonhos, é incrível.

  5. PauLinha Says:

    OLá passando aqui para lhe informar que no meu blog tem um selinho para voce espero que goste.

    Abraços

Related Posts with Thumbnails